Puberdade precoce afeta o crescimento

A puberdade precoce também merece atenção especial, pois pode impedir o adolescente de atingir todo seu potencial de crescimento. “Embora existam outros fatores que interferem na estatura final de uma criança, quem entra em puberdade muito cedo tem uma grande chance de crescer menos que uma criança que entra em época normal”, acrescenta o especialista.Isso ocorre devido à maturação óssea acelerada que geralmente leva à baixa estatura. Para evitar que isso ocorra há tratamentos, feitos com medicamentos que atrasam a puberdade e bloqueiam o avanço da idade óssea, permitindo a continuidade do crescimento.

É importante, portanto que os pais fiquem atentos aos sinais. O aparecimento de pêlos pubianos e ou axilares, odor axilar, acne, mamas, pode significar puberdade.

Os primeiros sinais da puberdade no menino são aumento do volume testicular, e na menina, aumento de volume dos seios . A idade considerada normal para início dessa fase é de 8 a 13 anos para as meninas e de 9 a 14 anos para os meninos. Hoje em dia as crianças estão entrando na puberdade mais cedo. Isso acontece porque elas atingem uma superfície corporal adequada mais cedo devido à melhora das condições gerais de saúde e alimentação da população. Toda criança que entra em puberdade precocemente deve ser avaliada, pois existem causas graves que precisam ser diagnosticadas e tratadas a tempo. Além do crescimento, outra conseqüência da puberdade antes da hora são os problemas psicológicos que uma criança pode ter quando se depara diante de um corpo semi adulto, enquanto todos o seus colegas ainda são crianças. Para algumas é muito difícil passar pelas transformações deste período. Existe a euforia de se tornar adulto e ao mesmo tempo o medo de assumir uma responsabilidade de um corpo adulto. A família tem papel fundamental neste processo, com informação, compreensão e carinho.

compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

entre em contato e
agende sua consulta

veja mais