Inovação para o controle do diabetes

Bombas de aplicação de insulina são nova opção para tratamento. Aproximadamente 371 milhões. Esse é o número de diabéticos em todo o mundo, divulgado em 2013 pela Federação Internacional de Diabetes (International Diabetes Federation, IDF, em inglês).

Entre os dois tipos da doença, a maioria dos casos é relacionada ao segundo tipo, que pode ser evitado com cuidados à saúde. No Brasil, segundo o IDF, são 13,4 milhões de portadores da patologia, incluindo as duas formas da doença. Isso deixa o país na quarta posição mundial, atrás apenas da China, Índia e Estados Unidos, respectivamente. Conforme o endocrinologista Carlos André Tonelli, o tipo 1 da doença é caracterizado pela dificuldade de controle da glicose no corpo. “É muito instável esse equilíbrio. O principal problema para esses pacientes é a hipoglicemia, que pode causar desmaios e sintomas piores”, afirma o profissional.

Tratamentos específicos para cada um Para maior controle, são utilizados diversos tipos de insulina, desde aquelas com ação prolongada, até as de ação ultra rápida. Uma novidade no tratamento do diabetes é a bomba de aplicação de insulina. “Esse dispositivo fica conectado a um cateter, implantado no abdome.

É só programá-lo conforme as orientações do médico e o aparelho irá injetar insulina ultra rápida automaticamente”, destaca Tonelli. O aparelho ainda monitora os níveis de glicose no corpo e avisa quando estão abaixo ou acima do recomendado. Além disso, o paciente pode injetar doses extras de insulina, caso necessário. Apesar do alto valor do objeto, ele pode ser uma ótima opção para quem não consegue se adaptar a outros métodos de tratamento.

“Cada pessoa é diferente e se beneficia de um tratamento específico. A bomba de insulina, quando recomendada, auxilia e muito no controle da glicose. Mas, “vale lembrar, nenhuma tecnologia substitui hábitos saudáveis”, frisa o endocrinologista.

veja mais

NightScout

Lançado nos EUA, um sistema que consiste de um sistema de monitorização continua de glicose em tempo real acoplado ao paciente, que fica mandando