Conheça mais sobre Endocrinologia

O médico endocrinologista é o médico especializado em tratar doenças devido a distúrbios hormonais. Os Hormônios são substâncias produzidas pelo nosso organismo e que atuam em locais distantes onde são produzidos e são transportados pela corrente sanguinea até seus sítios de ação específicos. Como possuimos vários tipos de hormônios, várias doenças podem ocorrer relacionadas a disturbios hormonais.

Mulheres com excesso de pelos na face, acne ou aumento da musculatura podem estar com excesso de hormônio masculino.

Presença de leite nas mamas fora do período de amamentação, dores de cabeça e distúrbios da visão podem ser sintomas de doenças na glândula hipófise.

Alterações no ciclo menstrual podem estar relacionados a problemas hormonais.

Aumento de peso, estrias excessivas, pressão alta, e escurecimento da pele podem sugerir problemas na glândula supra renal.

Quando os hormônios masculinos estão diminuídos no homem, este pode sentir cansaço, diminuição da massa muscular, e disfunção sexual, e a reposição hormonal pode reverter os sintomas.

Dores nos ossos e fraturas frequentes podem significar osteoporose, que é uma doença endócrina e tem tratamento.

A alimentação errada e algumas doenças podem levar ao aumento dos níveis de colesterol e triglilcerídeos em adultos e crianças e um tratamento adequado pode prevenir doenças cardiovasculares no futuro.

Disturbios do crescimento e da puberdade podem acontecer devido a doenças hormonais, nutricionais ou genéticas, e devem ser identificadas precocemente para seu tratamento adequado.

A tireóide é uma glândula que fica no pescoço e produz hormônios, ela pode ficar doente de várias maneiras, podemos ter uma produção excessiva de hormônios, chamado de hipertireoidismo, podemos ter uma deficiência na produção, chamado de hipotireoidismo, ou podemos ter um aumento de volume da glândula que chamamos de bócio, com ou sem nódulos.

A obesidade é hoje considerada uma epidemia mundial, acometendo todos os países, inclusive aqueles em desenvolvimento. Está muito relacionada com a maior incidência de doenças com pressão alta, diabetes, colesterol, infarto. Muitas vezes é causada por disturbios hormonais.

O Diabetes Mellitus (DM) é uma das principais síndromes de evolução crônica que acomete a população nos dias atuais. Estima-se que em 2002 havia cerca de 175 milhões de pessoas com DM no mundo, com previsão para atingir 300 milhões em 2030. Sendo caracterizado principalmente por um desequilíbrio na homeostase da glicose, resultante da deficiência de secreção ou da ação da insulina ( um hormônio ). Classifica-se em tipo 1, tipo 2 e gestacional. A doença pode ser devastadora para o paciente pois esta relacionada a complicações como neuropatia, nefropatia, doença vascular micro e macroperiférica e oftalmopatia.