Crescimento

Uma estatura adequada é sinônimo de melhor qualidade de vida, vários estudos comprovam que uma pessoa com baixa estatura tem maiores dificuldades de conseguir emprego, de encontrar um parceiro ideal, de ter laser e etc. Muitas vezes refletindo-se no âmbito psicológico. A criança pequena enfrenta dificuldades já no colégio, onde muitas vezes é motivo de chacota dos coleguinhas, o que pode traduzir-se em pouco rendimento escolar.

Porém o fato de uma criança ser menor do que os outros da mesma idade não significam necessariamente que esta criança é baixa, existem curvas de crescimento (estatura e peso) que auxiliam determinar exatamente a situação de uma criança. Esta é considerada pequena quando sua estatura encontra-se abaixo do percentil 5. Existem vários fatores que interferem no crescimento, podemos citar alguns mais importantes como:

• Peso de nascimento.
• Alimentação.
• Doenças da infância.
• Carinho e atenção por parte da família.
• Época de início da puberdade.
• Estatura dos pais.

Dentre as causas de baixa estatura podemos dizer que as mais comuns são as doenças pediátricas gerais como: desnutrição, anemia, verminose, infecção urinária, doenças crônicas ( Asma por exemplo), etc… Existem causas endócrinas para baixa estatura, s mais comuns são: Deficiência de Hôrmonio de Crescimento, Hipotireoidismo e Síndrome de Cushing. Todas possíveis de tratamento quando procurado auxílio médico a tempo. Baixa estatura familiar ou idiopática se for tratadas a tempo podem obter resultados positivos com melhoria da estatura final.

O tratamento da baixa estatura é feito com hormônio de crescimento, uma injeção subcutânea que deve ser feita todos os dias durante anos, é um tratamento seguro, aprovado para uso em crianças no Brasil, EUA e Europa, desde que seja indicado e acompanhado por médico especializado.

Ou preencha o formulário abaixo