Diabetes

Para entender o que é Diabetes, você precisa saber o que é o pâncreas. O pâncreas é um órgão que fica atrás do seu estômago e produz um hormônio muito importante e necessário chamado insulina. A insulina é um hormônio que tem a função de tirar o açúcar ( ou glicose ) do seu sangue e distribuí-lo ao corpo todo para você ter energia para trabalhar, andar, correr, brincar, etc. Quando seu pâncreas não fabrica ou fabrica pouca insulina, você fica com muito açúcar no sangue e pouco no resto do corpo. Isso não é bom, porque quando o açúcar não é distribuído para o corpo todo, você sente fraqueza e falta de energia. Quando acontece esse problema, dizemos que você está com DIABETES.

Diabetes Mellitus Tipo 1

O Diabetes Mellitus é a segunda doença crônica mais comum em crianças perdendo apenas para Asma. Estudos norte-americanos mostram uma prevalência de 1.75 casos para cada 1000 habitantes. Um estudo realizado em São Paulo mostrou uma incidência de 8 casos novos por 100.000 habitantes por ano. O que muita gente não sabe é que o diabetes na criança é diferente do adulto, o Diabetes da criança, deve-se à falta completa de insulina pela destruição completa das células do pâncreas que a produzem levando ao aumento de açúcar no sangue, o qual é eliminado pela urina, produzindo:

– Poliúria= urinar muito
– Polifagia= muita fome
– polidipsia= muita sede
– Emagrecimento

A solução é injetar insulina subcutânea ( embaixo da pele ) para que possa ser absorvida pelo sangue, sendo este o único tratamento disponível até o momento. A disciplina alimentar é muito importante para o sucesso do tratamento. Baseia-se em uma dieta bem balanceada e com pouquíssimas restrições, dando a oportunidade de uma qualidade de vida bem melhor para as crianças diabéticas.

O DM tipo 2

Acontece mais em adultos e tem uma forte relação com a obesidade. E um desequilíbrio da resposta do organismo a sobrecarga de carboidratos. Inicialmente ocorre uma resistência ação da insulina ( músculo ,fígado e tecido adiposo), depois a diminuição das células que produzem insulina pelo pâncreas. Para tratamento existem vários tipos de remédios que podem ser dados isolados ou em combinação com outros e até com insulina.

O Diabetes Gestacional

Acontece durante a gestação e se não tratado pode trazer sérias consequências para o bebê e para a gestante. O tratamento é feito com dieta e quando necessária insulina.

entre em contato e
agende sua consulta

Ou preencha o formulário abaixo